27 outubro 2016

5 Dicas para Alfabetizar seu filho em Casa



Criança é um ser curioso por natureza, E quando percebem que aqueles Símbolos (Letras) Significam algo, É aí que começa a nossa saga.
Matheuzinho sempre foi muito curioso e como eu trabalhava fora e ele ficava com minha mãe, ela deu o pontapé inicial e começou a ensiná-lo em casa com apenas 4 aninhos de idade.
Hoje em dia o Tetheu ainda estuda em casa (Devido ao problema de saúde que tenho preferi colocá-lo no colégio só ano que vem) e como atualmente trabalho em casa posso acompanhá-lo de perto, e dessa experiência tirei 5 dicas muito úteis para ajudar na alfabetização do seu pequeno.

1- NÃO PRESSIONE (Tenha paciência)

Algumas crianças não têm facilidade para aprender e se sentem incapazes (Trabalhei em uma escola e vivenciei isso muitas vezes), muitas crianças tem medo de errar e por isso no primeiro momento tendem a ficar desanimado e sem foco, caso seu filho tenha dificuldade, pare e pense se sua abordagem é compatível com a dificuldade dele.
O início da alfabetização deve ser tranqüilo e fazer com que criança goste, se interesse e se sinta a vontade para aprender 


2- LEIA PARA SEU FILHO

A leitura tem o
poder de aproximar pessoas, Leia histórias divertidas, faça sons de animais, veículos (Seja parte da história), com o passar do tempo seu filho escolherá livros para ler com você. 

3- TORNE DIVERTIDO 

Brinque de escolinha (Pode parecer contraditório, mas para criança brincadeira é coisa séria)
Use livros e jogos educativos, brincar aprendendo é uma ótima maneira do seu filho aprender de forma fácil.
Imprima músicas fáceis de que ele goste e cante com ele (Ele reconhecerá e aprenderá algumas palavras) 


4- FAÇA-O LEMBRAR O QUE APRENDEU 

Crianças em todas as áreas precisam ser estimuladas, quando não estimulados tendem a regredir, esquecendo tudo o que aprenderam. 


5- ELOGIE 

É da natureza da criança querer agradar, Elogie, demonstre sua satisfação para que seu filho perceba que se ele estudar deixará seus pais orgulhosos e assim se dedicará cada vez mais.




RESSALVA: ESSAS DICAS SÃO PARA MAMÃES QUE QUEREM QUE SEUS PEQUENOS INICIEM O ANO LETIVO ALFABETIZADOS, NÃO PARA SUBSTITUIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Espero que tenham gostado, Até o próximo post! 



0 comentários:

Postar um comentário